Imagem capa - Você linda no seu casamento! Um guia para noivas. por Rafael Bede Meirelles
Casamentos

Você linda no seu casamento! Um guia para noivas.


Nós do Estúdio 91 já presenciamos e fotografamos vários casamentos, faz parte da nossa profissão identificar onde moram as fotos inspiradoras, essa experiência de viver diversos casamentos nem sempre é faz parte da rotina dos noivos, por isso muitas dúvidas surgem sobre esse dia, uma delas é: como ter fotos lindas do seu casamento? Cerimônias impecáveis, noivos felizes, noivos tristes, sorrisos largos, cachoeiras de lágrimas... Como conseguimos isso? E mais importante, como você vai conseguir isso no seu casamento?

No meio da correria entre planejar o casamento dos sonhos e subir no altar como noiva ou noivo, você já pensou em como se portar nesse dia? Será que tem que fazer pose? Será que o fotógrafo vai pegar todas aquelas imagens da sua pasta no Pinterest? Preparamos um guia que vai te ajudar a tirar todas estas dúvidas e garantir um pouco de tranquilidade com as fotos da sua cerimônia :)


Foto do casamento de Fernanda e Douglas - Itapuã


A preparação final para a cerimônia: fotos durante o making of.


Infelizmente nós não podemos falar por todos os fotógrafos que trabalham com casamentos, então parte dessa experiência é sobre como funciona aqui no estúdio. Durante making of, se você acha que vai ter que fazer mil poses e carões pra câmera, não tem nada disso. A maior parte do making of é documental. É um momento leve, espontâneo, onde você começa a perceber que a cerimônia está logo ali, alguma tensão pode se criar, mas todos os profissionais que são acostumados a trabalhar com noivas estão preparados pra quebrar essa tensão. Dividir alguns momentos com madrinhas e família faz parte de uma memória real e que vai estar registrada pra você pra sempre!
A dica pro making of é relaxar e aproveitar esses momentos antes da cerimônia que as emoções sempre afloram, homenagens de surpresa, um último ramalhete com flores e um cartão do noivo, revisar os votos, tudo que acontecer nessa hora é especial e o fotógrafo vai estar preparado pra capturar isso pra você.

Claro, nós gostamos de aproveitar o finalzinho do making of, quando você já está quase pronta e presentear nossas noivas com algumas fotos de capa de revista, é onde rola um making of de mentirinha e vamos te digirir 100% do tempo pra criar esse estilo de fotografia de moda muito visto em editoriais de revistas como Vanity Fair, Elle e Vogue. O segredo pra esse momento é confiar no fotógrafo.



Noivas das fotos: Carolina, Sabrina, Fernanda, Karine e Mariana, fotografadas em 2018 e 2019





Entrada na igreja e cerimônia.


Uma regra fundamental para noivas é: faça tudo com calma. Se for uma entrada tradicional, caminhando até o altar, caminhe com calma, passos tranquilos e olhando pra frente. Esse é um detalhe que pode incomodar nas suas fotos depois, ficar nervosa e caminhar olhando para o chão como reflexo pode evitar com que você tenha aquela foto incrível entrando no cortejo. Depois de chegar no altar, seus problemas acabaram! 

Dependendo do estilo de cerimônia que você escolheu, protocolos diferentes serão seguidos durante o cortejo, então é importante que você saiba se o fotógrafo que você escolheu conhece o estilo de sua cerimônia. Se o fotógrafo já conhece, você não precisa se preocupar com mais nada, ele e sua equipe saberão onde se posicionar em cada momento pois conseguem prever o que irá acontecer conhecendo o protocolo e ficando de olho nos participantes da cerimônia. A emoção dos pais e dos padrinhos, as reações ao sermão ou ao discurso do celebrante, fotógrafos estarão atentos a todos esses pequenos detalhes. Por incrível que pareça, a cerimônia, que é onde você vai estar mais nervosa, é onde você menos deve se preocupar.



Na foto: entrada deslumbrante da madrinha e padrinho no casamento da Fernanda e do Douglas.





Recém casados: a hora de criar os quadros que irão decorar sua casa.


As fotos mais incríveis do casal geralmente acontecem entre a cerimônia e a recepção. Nessa hora, é importante ter escolhido um bom local, adequado ao horário da sua cerimônia e estar preparado para fotografar no seu horário escolhido, seja de dia, a noite ou durante o pôr-do-sol. De novo, a responsabilidade desse momento é inteiramente do fotógrafo, para você ter as fotos que você sempre quis, é importante separar algum tempo para os profissionais envolvidos trabalharem nesse seu momento único.



Casamentos das fotos: Fernanda e Douglas, Mariana e André, Daivid e Carolina.



Recepção: convidados, dança e festa.


Entramos em um assunto que levantou muitas polêmicas nos últimos tempos. Sempre tem aquele medo de perder muito tempo fazendo fotos passando de mesa em mesa ou posando  com todos os convidados, mas saiba que isso quem decide é o casal, não o fotógrafo! O objetivo do fotógrafo é entregar uma história real, com momentos incríveis e que aconteceram por escolha dos noivos, ninguém quer memórias sem significado.  Dito isso, preciso dizer que eu recomendo que as fotos posadas sejam feitas. É a única garantia de que todas as pessoas que estiveram nesse dia especial serão registradas com vocês e eu acredito que é uma memória valiosa, afinal, infelizmente as pessoas não vivem para sempre e um dia vamos olhar estas fotos com muito carinho, apesar do tempo que foi investido nelas.



Agora alguns detalhes sobre a famigerada primeira dança do casal. É importante repassar a coreografia com o fotógrafo antes do dia da festa, será fundamental para o profissional se posicionar e contar a melhor história desse momento. No mais, a função da noiva é curtir e se emocionar com a primeira dança geralmente seguida do início da festa. Durante a festa, você está praticamente livre para fazer o que quiser. Um bom fotógrafo jamais vai interferir nessa celebração, não tenha receio de pedir fotos posadas dentro da festa, de curtir com seus amigos e dar oportunidades de fotos incríveis acontecerem de forma natural e espontânea, igual escuto 99% das noivas pedirem.



Fotos da festa do casamento da Kelen e Cleber e foto da dança a festa do casamento de Karine e Sullivan.



Afinal, qual o segredo para fotos criativas e espontâneas?


O segredo é Ser verdadeiro e curtir o seu casamento! Dentro da experiência dos casamentos que vemos, acreditamos que precisa rolar uma química entre o casal e os fotógrafos para você se sentir a vontade! Se você gosta do trabalho de um fotógrafo, faça uma reunião com ele, chama no WhatsApp, fala pelo Facebook e se puder, toma um café com ele. Se a energia bater, com certeza já é meio caminho andado para resolver o problema da fotografia do seu casamento.

Uma ótima oportunidade para conhecer ainda melhor seu fotógrafo é fazendo um ensaio pré-casamento! Nos nossos ensaios por exemplo, costumamos conversar bastante com o casal, por ter uma forma de dirigir diferenciada, não pedimos poses complicadas, então acabamos montando cenas muito divertidas com interações pra relembrar a paixão do casal. Geralmente os assuntos acabam se encontrando, as risadas entram em sintonia e o ensaio flui naturalmente. Se você voltou pra casa com a sensação de que ganhou mais alguns amigos, pode ter certeza que fotos espetaculares te esperam no dia do seu casamento.



Mesmo depois desse guia, ainda ta com um frio na barriga? A fotografia ainda é uma dúvida no seu casamento?


Resolvemos todos os seus problemas sobre fotografia, clique AQUI e deixe uma mensagem!

ou

Clique AQUI e fale diretamente conosco no WhatsApp!

Responderemos o mais rápido possível para te ajudar a ter um casamento tranquilo.