Imagem capa - Tradição de casamento: Passar a gravata do noivo, passar o sapato da noiva, o que fazer?  por Rafael Bede Meirelles
Casamentos

Tradição de casamento: Passar a gravata do noivo, passar o sapato da noiva, o que fazer?

A “brincadeira da gravata” ficou muito conhecida em festas de casamento e envolve muita diversão e risadas entre os convidados. Após a sobremesa é comum os padrinhos se reunirem para arrecadar dinheiro para a lua de mel dos noivos.  Porém, atualmente a gravata tem dado espaço a novas maneiras de fazer essa arrecadação.

A brincadeira da gravata é realizada pelos padrinhos do noivo que passam em todas as mesas pedindo as contribuições, assim que conseguem um valor cortam um pedaço da gravata para dar ao convidado. Mas essa tradição já está dando lugar a novas brincadeiras. 


Atualmente a gravata tem dado lugar ao sapato do noivo e o sapato da noiva e isso gera uma pequena competição entre padrinhos e madrinhas, a ideia é ver quem ar
recada um valor maior. Afinal, cortar a gravata dá um pouco de dó, né?!




Existem outras tradições para esse momento. Na tradição alemã, por exemplo, é realizada a dança do bolo. Os convidados fazem um círculo entre os noivos. Os noivos começam a dançar enquanto alguém vende números para os convidados. Os noivos sorteiam um número e o casal sorteado deve dançar com o bolo.




Entretanto para os noivos que não querem seguir tradições esse é um ótimo momento para deixar a criatividade tomar conta.
A Lisi e o João optaram por usar referência da série “La Casa de Papel” [Um grupo de nove ladrões, liderados por um Professor, prepara o roubo do século na Casa da Moeda da Espanha, com o objetivo de fabricar o próprio dinheiro em quantidades incalculáveis e nunca antes vista.] e realizaram o sequestro dos noivos, os quais só seriam liberados com o pagamento do resgate.






Para esse momento ficar ainda mais o estilo de vocês e divertido, vocês precisam contar com padrinhos e madrinhas muito animados. Já que os noivos não se envolvem nessa hora.
Vocês ainda podem soltar a imaginação, caso queiram passar a gravata mas não querem estragar ela, vocês podem comprar outra para cortar ou fazer mini gravatas de brinde.
O importante é não constranger os convidados, o resto tudo pode ser executado.