Imagem capa - Buquê de noiva por Rafael Bede Meirelles
Casamentos

Buquê de noiva

O buquê de noiva é uma das maiores tradições em um casamento. Além de ser um acessório para a noiva, as flores ainda são ricas em histórias e muito significativa em algumas culturas.
Umas das tradições que eu mais gosto são dos antigos gregos e romanos, que usavam guirlandas ou carregavam as flores, ervas e temperos (eram usado para afastar os maus espíritos ou a má sorte) que representava novos começos, lealdade e fertilidade. Eles acreditavam que flores, temperos e ervas afastavam os maus espíritos e má sorte.

Durante a Idade Média as noivas eram consideras sortudas, isso fazia com que os convidados desejassem pegar algo da noiva, para melhorar a sorte. As noivas eram algo de muito desejo para os convidados, que tentavam pegar seu vestido, cabelo, sapatos e o que mais conseguissem. Para se proteger uma das noivas, naquela época, resolveu jogar seu buquê, a tradição continua até hoje. Elas jogavam buquês de ervas aromáticas, como endro, que representava a luxúria, ervas para afastar os maus espíritos e a má sorte, além de disfarçar o odor corporal.









As flores ficaram mais populares em buquês, na era vitoriana, quando a rainha Victoria se casou com o príncipe Albert. Ela fez um pequeno buquê com as flores favoritas do seu noivo, murta, que além de usar no buquê foi com ela que nasceu a tradição de usar a flor na lapela do noivo, ela queria que cada vez que ele sentisse o cheiro da flor, lembrasse dela. A rainha Victoria ainda usou flores de laranjeira nos cabelos e no vestido. Ela não sabia, mas estava criando uma tradição que é cultivada até hoje em todos os casamento reais. O mais interessante é que a murta colhida é do mesmo ramo em que a rainha Victoria usou. No último casamento real entre Meghan e o príncipe  Harry, Meghan usou um buquê com as flores favoritas do príncipe Harry, as quais foram colhidas por ele, além de ervilhas-de-cheiro, lírio do vale, astilbe, jasmim e astrantia, e raminhos de murta, amarrados com fita de seda crua. O buquê ainda contou com um toque muito especial, que foram as flores favoritas da princesa Diana; miosótis.


As flores escolhidas pela noiva no seu casamento, serão apreciada pela mesma durante toda a sua vida. Escolher a flor certa para seu buquê é fundamental  (as flores do buquê não precisam ser a mesma que a da decoração), pois estão associadas ao amor romântico e usadas como uma maneira de expressar seu relacionamento.









Significado simbólico e linguagem das flores



O significado das flores na era vitoriana era tão forte, que mensagens podiam ser passadas para amigos e amantes através das flores e ervas escolhida.
Atualmente não é assim, ao menos não na maioria das cerimônias realizadas. Mas você sabe o o que simboliza a flor que você escolheu? Você escolheu por gostar da flor ou apenas por achar bonita? 

Digamos que você esteja usando rosas para o buquê de casamento. Você provavelmente já sabe que é simbolicamente usado para o amor, mas que cor você deve escolher? Cada variação tem seu próprio significado que pode mudar de uma cultura para a seguinte.

Esses significados simbólicos permaneceram populares na cultura ocidental, então vamos dar uma olhada em algumas flores comuns do casamento.








Rosas - branco ou bege: inocência; Vermelho: amor, felicidade; Rosa: Beleza, delicadeza, romance Amarelo: Amizade; Laranja: Fascinação

Copo de leite - Pureza e fé

Cravo - Rosa: Ousadia; Amor vermelho; Branco: Talento

Crisântemo, mães - abundância, riqueza, verdade

Frésia - Inocência, amizade, doçura, consideração

Gardênias - Alegria

Hortênsia - Honestidade, emoção sincera, gratidão, compreensão

Íris - Fé, sabedoria

Lírio - Magnificência, majestade, honra, verdade

Lírio do Vale - Pureza, humildade, felicidade

Orquídeas - amor, beleza

Peônia - Beleza (China), boa sorte, timidez (Grécia), honra, amor, romance

Tulipas - amarelas: amor sem esperança; Paixão vermelha










Tradicionalmente, o noivo veste uma flor na lapela combinando com sua noiva, que remonta ao costume de cavaleiros usando as cores de suas damas como uma declaração de amor.














É muito importante que você escolha flores que tenham algum significado para você, afinal, cada vez que você sentir o cheiro ou olhar para elas em algum lugar, logo lembrará do seu buquê.

Informações e Orçamentos:
Celular/WhatsApp - (51) 984247909
Instagram @fotoestudio91
Site - www.estudio91.com
Email - contato@estudio91.com
Camaquã - RS